terça-feira, 3 de março de 2009













O Tempo da Quaresma

" O que quer dizer Quaresma?
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.





Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência."


(do sitehttp://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm )





Essa Quaresma est[a tendo um significado especial pra mim; quinta feira ( um dia depois da quarta feira de cinzas ) fomos ao Santuário do Terço Bizantino, na missa de Libertação do Pe Marcelo. Eu adoro ir no Santuário, é tão revigorante, adoro cantar e louvar ao Senhor, aproveito para agradecer e é claro pra pedir, afinal, ninguém é de ferro !! No final da missa recebemos a impostação das cinzas, isso serve , como o Pe explicou na missa, para lembrarmos que viemos do pó e para o pó voltaremos. A Quaresma começou com tudo !!!


Domingo fomos na missa aqui perto de casa e o Padre Nadir, falou mais de quaresma, disse que é um "tempo favorável " e na homilía comentou sobre os 40 dias que Jesus esteve no deserto e foi tentado por Satanás, este lhe disse que transformasse as pedras em pão , para que Jesus se alimentasse....Jesus então disse a linda frase : " Nem só de paõ vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus " e assim Jesus venceu mais uma tentação, achei tão lindo isso....acho que desde criança escuto essa palavra, mas dessa vez ela me tocou.


Quando estavámos indo embora, um senhor se aproximou de nós ( eu e o Jo ) e disse que queria falar um minutinho .....ele nós convidou a trabalhar na Pastoral do Dízimo, aceitamos na hora.....temos que comparecer a algumas reuniões e às missas. Esse convite foi muito significativo pra nós dois, em plena quaresma, que é o "tempo favorável ", no meio de uma igreja lotada, um senhor vem e nos escolhe....parece que tem o dedinho de Deus ai, tomara que eu possa servir ao Senhor da melhor maneira possível.


" A messe é grande e os operários são poucos "


JESUS EU TE LOUVO E TE AGRADEÇO POR TUDO QUE ACONTECE EM MINHA VIDA !!

2 comentários:

Mi disse...

Essa é a Monica que eu admiro!
Não basta ser católica, tem que praticar...
Deus te abençoe, sempre e muito.
Adoro você!
Bjs

Célia Carreira disse...

Nossa Mô!!

Que legal essa sua nova experiência...
Só xeretando seu blog pra saber dessas coisas...rsrs
Bjs e vai em frente!!